domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dez Mandamentos da Manipulação

Por Noam Chomsky


1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes.

A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES
Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE POUCA IDADE
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê. “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranqüilas'')"

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos.

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. “A qualidade da educação dada as classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores (ver ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE
Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. 

Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM
No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

7 comentários:

  1. É verdade. Muito interessante.

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  2. Poucas pessoas conseguem ver isso e compreender o que voce está falando, a capacidade intelectual está muito baixa e a cada dia pior está ficando.

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  3. Bem vindo à Nova Ordem Mundial. Os Illuminati dominaram tudo mesmo, em grande parte, devido a anseios irracionais do próprio povo. Eu sempre digo que o cidadão só é um pouco inteligente enquanto indivíduo. A partir do momento em que estiver em sociedade, num ambiente coletivo, ele é burro que dói.

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  4. muito bom, mais o que podemos fazer?

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  5. Muito bom seu pequeno tutorial... embora um pouco incompleto e imaturo. Quanto a cabeça da cadeia de controle da matrix, não creio que seja algo específico, como os Illuminatis, reptilianos, o diabo ou qualquer outra coisa: o comando é feito por um sistema de interesses, de vários grupos. Alguns interesses se conflitam, outros se somam, outros cooperam por algo em comum e por aí vai. Cada interesse se relacionando com os demais, como neurônios ligados entre si formando um cérebro consciente. Assim, a impressão que temos, vendo a matrix como um todo, é que há uma pessoa ou um grupo de pessoas no controle, mas na verdade essa consciência controladora é virtual, e seus neurônios são os interesses dos grupos sociais e dos "expoentes" sociais (pessoas ou empresas grandes o suficiente para terem o mesmo poder de um grande grupo social (Uma empresa como a microsoft, ou uma pessoa como algum grande cientista))

    Resumindo os mandamentos da manipulação, a chave é a alienação: Distração da mídia(futebol, moda, feminismo, futilidades,novelas)+Educação medíocre. A mídia, mais do que distração, faz uma "programação" na mente das pessoas, tão forte que mesmo se destruíssemos todas as emissoras de tv hoje, o próprio público geraria uma nova.

    Hoje em dia essa alienação é tão forte, que a estratégia 3, da gradação, não é mais necessária pois o povo é totalmente alienado, e são programados para não tolerarem quem tentar lhe tirar essa alienação (Como Morpheu disse no filme "The Matrix": "...deve entender que a maioria dessas pessoas não esta pronta pra ser desplugada. E muitas estão tão habituadas, tão irremediavelmentes dependentes do sistema, que irão lutar para protege-lo")

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  6. Respondendo a pergunta do Lucivando Melo: Sua pergunta é muito pertinente Lucivando. 1°, é claro, devemos nos conscientizar, ler e entender tutoriais como esse, mas não só esse, todos os que puder ler, sobre assuntos variados. 2º Devemos nos socializar, debater, escrever a respeito, divulgar informações relevantes entre nós, formar uma lista de contatos, de blogs como esse e das pessoas que comentam nesses blogs também. 3º Uma vez formado o grupo, e uma vez que seus integrantes tenham "se entendido", é hora de elaborar um plano de ação, que pode ser pequenos hábitos que cada um deve praticar ou alguma ação específica em conjunto (ação pública em ministério público, por exemplo).

    Apesar dessa sequencia, esses 3 passos geralmente são executados em conjunto, sempre se aperfeiçoando ou simplesmente dando continuidade.

    Nesse momento, eu estou focado no passo 2: estou formando meu grupo de contatos, entretando estou tendo certa dificuldade em organiza-los de acordo com os assuntos, afinal os assuntos de discussão sempre acabam se misturando. Mas não é um grande impecilho..

    Esse blog, por exemplo, já vai pra minha lista. Cheguei até ele através de um vídeo no youtube :)

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